top of page

A APLB-Sindicato, núcleo Capim Grosso, realizou no último dia 04/06/2025, uma Audiência Pública com a temática: VAMOS DIALOGAR? JUNTOS É MELHOR!

  • Foto do escritor: Dingital Sua Agência Digital
    Dingital Sua Agência Digital
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

A APLB- Sindicato, núcleo Capim Grosso, realizou no último dia 04/06/2025, uma Audiência Pública com a temática: VAMOS DIALOGAR? JUNTOS É MELHOR! Na oportunidade foi abordado temas relevantes para promoção de uma Educação de qualidade, mediante as projeções do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica). Nas abordagens foram debatidos os números do próprio IDEB do município, o conceito e como se dá/conclui esses resultados. Na sequência, foi abordado sobre as avaliações externas, em nível estadual, Federal, para a análise do contexto local. Não devemos cair no conformismo com resultados abaixo do esperado, entretanto, é preciso compreender a real situação em todas as esferas, para que se crie estratégias de combate aos baixos desempenhos. Se tratando de resultados de avaliações, entrou no rol das discussões as formações para professores, o município vem ofertando, porém, não vem suprindo a necessidade da rede por falta de planejamento da própria SME, de recursos para os professores formadores e "falta de autonomia" dos formadores para as suas atribuições.

ree

Concomitante a esse debate, foi abordado sobre a precarização dos professores temporários na educação básica. Mediante a falta de concurso público no Brasil e no município de Capim Grosso, o último concurso público dessa rede municipal de educação ocorreu em 2008, a rotatividade de funcionários, a mão de obra mal paga e falta de autonomia desses profissionais, acaba impactando na promoção de uma educação de qualidade e libertadora. Não poderia ficar de fora desse diálogo, a participação da família na escola, como disposto na legislação de 1988, que traz a que a educação é direito de todos e dever do estado e da família, o que torna imperativo o incentivo e o acompanhamento dos genitores/responsáveis no ensino/aprendizagem dos seus filhos. E como desfecho do debate, foi discorrido a necessidade da implementação da lei 14.681 de 18 de setembro de 2023, que Institui a Política de Bem - Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, uma vez que estamos vivendo em um sociedade diversa, que vivenciam situações complexas relacionado a estrutura social, vulnerabilidade e outros pontos, que acabam alterando a rotina educacional, com isto os profissionais em educação precisam ter este respaldo psicólogo, para que possam ter condições físicas e psicológicas para atuarem em plena condição de saúde.


ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree





 
 
 

Comentários


bottom of page